2023-12-26 17:30:04.0

Sistema com cadeira especial incentiva produtos específicos para pessoas com deficiência motora

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR desenvolveu sistema que adapta a antropometria digital para posições sentadas. É dessa tecnologia que saem medições que servem de base à fabricação de diversos produtos, de roupas a próteses

Quem não tem muita certeza se veste tamanho M ou G tem noção do desafio industrial que é padronizar uma roupa. Em geral, os modelos das roupas — e dos móveis, das próteses e de diversos outros produtos — vêm de padrões criados por meio de medições de base populacional. Uma tecnologia em ascensão nesta área é a antropometria digital, que usa digitalizadores (escâneres) para obter as medidas de partes de todo o corpo humano. Desta forma é possível obter as dimensões de centenas de pessoas, a fim de criar padrões mais precisos para determinada população.

A questão é que essa tecnologia exclui pessoas com deficiência motora, que não conseguem ficar em pé enquanto esperam o escâner funcionar — o que pode levar tempo. São pessoas com deficiência motora, usuários de cadeiras de rodas, muletas e pessoas que têm dificuldade em permanecer de pé por muitas horas. A inclusão desse público é o alvo da tese defendida pela professora e pesquisadora Isabella Sierra no Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vencedora do Prêmio Capes de Tese 2023 na área de Arquitetura, Urbanismo e Design.

Com base em revisão teórica e muita experimentação, Isabella propõe um sistema, batizado de ADap (sigla para antropometria digital adaptada), que guia a antropometria digital em todas as suas fases para possibilitar a inclusão de pessoas com deficiência motora: planejamento, registro e avaliação de medidas.

Leia a matéria completa, com galeria de fotos, no site da Ciência UFPR: https://ciencia.ufpr.br/portal/sistema-com-cadeira-especial-incentiva-produtos-especificos-para-pessoas-com-deficiencia-motora/

Conheça e acompanhe os canais da Ciência UFPR: https://linktr.ee/cienciaufpr

Consulte a licença de uso de nossos conteúdos: https://ciencia.ufpr.br/portal/termos-de-uso/

Foto de destaque: Isabella Sierra/PPGDesign/UFPR/Acervo
Contato para esta matéria: Camille Bropp  Telefone: (41) 33605158  
Creative Commons License
Conteúdos licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.ufpr.br/comunicacao
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009-2019 UFSCar