2023-11-09 14:40:42.0

UFPR passa a ofertar curso de Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados

Em 2024 iniciará formalmente o Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados da UFPR

A partir de 2024, o bacharelado em Estatística e Ciência de Dados passa a fazer parte do grupo de cursos ofertados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A formação universitária foi aprovada pelo Conselho Universitário da UFPR (Coun) e, em última instância, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A previsão é que os novos egressos estejam formados até o final de 2025. Serão 66 vagas ofertadas pelo vestibular da UFPR, com duração de oito semestres.

O novo curso é uma reformulação da graduação em Estatística da UFPR. Durante o período de 2021 e 2022 o Colegiado do Curso de Estatística propôs uma reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o qual agora evidencia ainda mais temáticas recentes em Ciência de Dados. Além do núcleo básico de Estatística, o novo bacharelado envolve uma formação ainda mais computacional e vinculada a projetos de extensão em Estatística e Ciência de Dados.

A nova grade está oficializada desde 2022. Os ingressantes a partir desse ano poderão escolher ser diplomados em “Estatística” ou em “Estatística e Ciência de Dados”. De 2025 em diante, os novos alunos serão diplomados com a titulação no novo curso.
A graduação também terá novas disciplinas obrigatórias. São elas: “Estatística e Sociedade”, “Visualização de Dados Aplicada”, “SQL para Ciência de Dados”, “Aprendizado Supervisionado” e “Aprendizado Não Supervisionado”. Também haverá novas disciplinas optativas e temáticas como “Mineração de Textos”, “Inteligência Artificial”, “Mineração de Dados Massivos” e “Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios”.

De acordo com o colegiado do novo curso, o bacharelado vai funcionar como um aprimoramento, modernização e atualização da atual formação. “O bacharelado em Estatística e Ciência de Dados oferece uma sólida formação em Estatística, acompanhada de uma base computacional forte, no sentido de entender e utilizar as diversas ferramentas e métodos que podem ser aplicados em análise de dados”, afirma.

Segundo o colegiado, as expectativas são de que os egressos sejam ainda mais capazes de trabalhar com dados complexos e vindos de diferentes fontes. “Esperamos atrair candidatos que pretendem ter uma formação de excelência em Estatística e Ciência de Dados e tornarem-se os profissionais mais procurados por muitas instituições, públicas ou privadas, de pesquisa ou de mercado”, diz.
Contato para esta matéria: ACS Bruna Soares  Telefone: ()   
Creative Commons License
Conteúdos licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.ufpr.br/comunicacao
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009-2019 UFSCar