2021-03-23 15:50:46.0

Coletiva de imprensa: HC recebe 7 respiradores e 9 aparelhos de alto fluxo de oxigenação para tratamento de Covid-19

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná recebe oficialmente nesta quarta-feira, 24 de março, sete respiradores com monitores e nove sistemas de ventilação de alto fluxo para reforçar a estrutura de combate à Covid-19 no complexo. Os aparelhos foram doados pela Associação Amigos do Hospital de Clínicas. A doação também inclui R$ 284 mil em insumos para atendimento aos pacientes em tratamento contra a doença no HC.  

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a superintendente do Complexo HC, Claudete Regiani, e o presidente da Associação dos Amigos do HC, Pedro de Paula, realizam coletiva de imprensa virtual sobre o assunto nesta quarta-feira, às 09:30. Os jornalistas devem acessar a coletiva pelo link: https://meet.google.com/bij-zfgv-bcf e poderão enviar as perguntas pelo chat (com identificação do jornalista e veículo). A transmissão será realizada pelo Youtube da UFPR TV: http://youtube.com/tvufpr.

Link com fotos dos equipamentos: https://we.tl/t-H7T7C1tevN . Crédito das fotos: Divulgação.

Contato para a imprensa: UFPR/ACS – Aline Nunes (41) 98859-9441

Equipamentos

Os sete novos respiradores chegaram no domingo e já foram colocados em uso, permitindo a transformação de mais sete leitos Covid-19. O mesmo aconteceu com os nove sistemas de ventilação de alto fluxo, que chegaram na quarta-feira da semana passada.
Os sistemas de ventilação de alto fluxo têm como objetivo aumentar o volume de ar e de oxigênio, aquecidos e umidificados, por meio das vias aéreas. Isso impacta diretamente na velocidade e pressão de oxigênio recebido pelos pulmões.  Eles funcionam como uma ponte entre a ventilação espontânea e a necessidade de intervenção mais invasiva (com tubo oro traqueal). 

Doação

Os aparelhos foram adquiridos pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas por meio da campanha “O HC Precisa de Você – A luta não acabou!”. Esta é a segunda fase da campanha de combate à pandemia, iniciada em 2020, com doações de empresas e pessoas físicas. 
Dos aparelhos de oxigenação, seis foram adquiridos com o apoio da Rede de Solidariedade, uma iniciativa de um grupo de empresários de Curitiba para ajudar os hospitais neste momento sensível. Além dos sete respiradores com monitores doados pela Amigos do HC, outros três serão entregues na primeira quinzena de abril por uma parceria com a FUNPAR (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná), obtidos também com a campanha “O Amor Contagia”.

Campanha Construindo o Amanhã

Além da campanha “O HC Precisa de Você”, os Amigos do HC estão também com a campanha “Construindo o Amanhã”, em prol da revitalização do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas e da instalação de um sistema de ventilação indicado para locais de tratamento de doenças infectocontagiosas como a COVID-19. 
A lista de doadores inclui pessoas físicas e jurídicas. As doações foram realizadas aos Amigos do HC e utilizadas para a aquisição dos equipamentos e insumos.

Lista de Doadores:

Sócios Grupo Positivo
Respiradores de Enfermaria, Respiradores para UTI, recursos para a revitalização do Serviço de Infectologia e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Respiradores de Enfermaria
Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR);
Centauro-ON;
Extramed Administração e Serviço;
Furukawa Electric Latam;
Juliana Gadotti Feldmann.
Mili;
Office Securizadora;
Paraná Petro;
Relevo Artefatos de Papel;
Renato Ribas Vaz;
Tribunal Regional Eleitoral.

Respiradores para UTI
Construtora Laguna
IBEMA Companhia Brasilieira;
W Investement

Insumos ao HCParaná Petro 
Progresso Securitizadora 
Marino Garofani 
Menegotti Indústrias Metalúrgicas 
Trombini 

Sobre os Amigos do HC
A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que atua na defesa de direitos e promoção da saúde. Nosso compromisso consiste em melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Para mais informações, acesse: https://amigosdohc.org.br/
Contato para esta matéria: João Cubas  Telefone: (41) 33605007  
Creative Commons License
Conteúdos licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.ufpr.br/comunicacao
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009-2019 UFSCar