2021-03-22 12:07:15.0

Live divulga experiência de um ano da Rede Modinterv (UFPR/UFPE/UFS) em modelagens matemáticas da pandemia; 24/3, das 14 às 19h

Grupo de pesquisa que envolve cientistas dos departamentos de Física das universidades federais abordará em transmissão pelo YouTube conhecimento produzido nesse tempo. Entre os temas, as diversas versões da modelagem para espelhar momentos da pandemia e um aplicativo

Para marcar um ano de atuação, a Rede Cooperativa de Pesquisa em Modelagem da Epidemia de Covid-19 e Intervenções não Farmacológicas (Modinterv) promove um mini-workshop on-line no dia 24 de março (quarta-feira) que busca divulgar o conhecimento gerado nas diversas frentes da inciativa.

A transmissão será gratuita, ao vivo pelo canal da rede no YouTube, das 14 às 19 horas. Veja a programação completa em https://ciencia.ufpr.br/portal/?p=19873

Em um ano, a rede desenvolveu modelos matemáticos que ajudaram a fazer projeções nos diversos momentos da pandemia de covid-19, da curva de mortalidade inicial às versões que medem segunda e até terceira onda da doença.

A rede reúne cientistas dos departamentos de Física das universidades federais do Paraná (UFPR), Pernambuco (UFPE) e Sergipe (UFS).

Estudos têm se adaptado às diferentes fases da pandemia de covid-19

Os gráficos podem ser gerados on-line pelo site da rede e por meio de um aplicativo disponível na Google Play Store (baixe aqui). São utilizados dados de 192 países, bem como de estados do Brasil e dos Estados Unidos, que são coletados do quadro da Universidade Johns Hopkins.

Por meio de modelagem, a Modinterv desenvolveu estudos que mostraram como a demora derruba a eficácia de medidas contra as mortes, em abril; a inversão da tendência de mortalidade entre regiões do Brasil em julho de 2020; e como a segunda onda causou espanto em países que haviam zerado mortes no fim de 2020.

O workshop terá a participação de professores, pesquisadores e técnicos da UFPR, UFPE, UFS e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As falas abordarão o desenvolvimento de modelos matemáticos e de aplicativos, atuação de cientistas em rede colaborativa, contribuições sociais, uso em políticas públicas e cobertura midiática.

SERVIÇO
Mini-workshop "Rede Modinterv: um ano de modelagem da Covid-19"
Quando: 24 de março, das 14 às 18 horas
Onde: transmissão pelo canal da Rede Modinterv no YouTube
Realização: Rede Modinterv Covid-19
Contato para esta matéria: Camille Bropp  Telefone: (41) 33605158  
Creative Commons License
Conteúdos licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.ufpr.br/comunicacao
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009-2019 UFSCar