2019-11-06 09:11:44.0

Errata: UFPR inicia a reflexão sobre a consciência negra em novembro com atividades artísticos-culturais

No Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoverá, durante o mês inteiro, uma série de ações artístico-culturais nos diversos campi da instituição para discutir temas relacionados à consciência negra. Promovida por meio de uma articulação entre Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), núcleos de pesquisa e extensão, coletivos de estudantes e grupos artísticos, a iniciativa apresentará atividades de literatura, teatro, musicalidade, visualidades, dança, religiões de matriz africana, ações afirmativas, entre outras.

O objetivo é reforçar a visibilidade da presença negra na UFPR, tendo em vista as mudanças nos últimos anos sobre o público que compõe a comunidade acadêmica. Abrindo a programação, a primeira semana terá exposição, música, dança, poemas e feira de empreendedorismo.

A exposição “A Saia que Gira” apresenta o feminismo negro por meio das porta-bandeiras de escolas de samba de Curitiba. A mostra ficará aberta para visitação até o dia 19 de novembro no hall de entrada do Prédio Histórico da UFPR e, entre os dias 20 a 31 de novembro, no hall de entrada do Campus Rebouças.

Na quinta-feira, o espaço em frente ao Restaurante Universitário (RU) do Centro Politécnico será aberto para apresentações musicais e declamação de poemas no Sarau Negro, às 17h30. No sábado (9), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFPR comemora seus 15 anos de existência na Sociedade Beneficente 13 de Maio (Rua Des. Clotário Portugal, 274, São Francisco, Curitiba).

A campanha “Personalidades negras” apresentará nas redes sociais da UFPR, a partir dessa semana, grandes nomes de negras e negros que contribuíram para a história do Paraná e do Brasil. Ao longo do mês de novembro, o Centro Cultural Quintal da Maria também terá uma programação diversificada sobre os ritmos afro-brasileiros.

No domingo (10), a feira cultural e de afro-empreendedorismo inicia a programação da próxima semana na Praça Zumbi dos Palmares (Rua Eloi Orestes Zeglin, Pinheirinho, Curitiba), das 14h às 18h.

Confira a programação completa para o mês de novembro:https://bit.ly/2WPu2cS
Contato para esta matéria: ACS - Jéssica Tokarski  Telefone: (41) 33605008  
Creative Commons License
Conteúdos licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.ufpr.br/comunicacao
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009-2019 UFSCar