2019-06-25 15:01:21.0

Curso técnico em Petróleo e Gás da UFPR tem melhor desempenho do Sul do Brasil no Enem 2018

Resultado considera provas objetivas e inclui instituições públicas e privadas

O curso técnico em Petróleo e Gás, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), teve o melhor desempenho do Paraná e do Sul do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, segundo ranking da Folha de S.Paulo. O resultado considera as provas objetivas e inclui instituições públicas e privadas. Em âmbito nacional, o curso da UFPR alcançou o terceiro lugar entre as instituições públicas.

O levantamento da Folha com dados do Enem apresenta uma lista com 11.212 escolas, sendo 51% privadas e o restante públicas. O curso técnico em Petróleo e Gás da UFPR se destaca desde que participa do Enem, em 2012, quando teve o melhor desempenho entre as instituições públicas do Paraná, ficando em segundo lugar em 2013 e retomando a primeira colocação em 2014, conquista mantida nos anos seguintes.

Para o professor Adriano Rodrigues de Moraes, que coordenou o curso recentemente durante dois anos, os resultados mostram que as universidades federais trazem o modelo de ensino no país. “Temos professores doutores com dedicação exclusiva, fazendo pesquisa e atividades de extensão com alunos”, diz.

O professor explica que não há preparação para o Enem na Universidade e que o desempenho é consequência do dia a dia. “Há uma integração de ensino entre sala de aula e aprofundamento em pesquisa e extensão. Os estudantes se tornam independentes e protagonistas do próprio conhecimento”, considera Moraes.

O curso técnico em Petróleo e Gás é integrado, contendo disciplinas regulares do ensino médio e disciplinas voltadas para Petróleo e Gás, com ênfase na área de extração e refino do petróleo. A duração é de três anos. A primeira turma começou em 2010 e as inscrições para processos seletivos normalmente ocorrem em agosto e setembro com informações divulgadas no site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR.

Diferenciais

Entre os diferenciais do curso técnico em Petróleo e Gás, está a alta carga horária experimental, a participação em projetos de pesquisa e extensão e em programas de monitoria da UFPR em várias áreas. “O ensino é focado em Ciências Exatas em um nível elevado. Os alunos são preparados para compreender o que estão fazendo e não simplesmente decorar e reproduzir”, acrescenta Moraes.

O professor explica que a iniciação científica no ensino médio segue os moldes da graduação. “Estamos dentro da universidade e os estudantes chegam mais preparados para a graduação”, avalia Moraes. As pesquisas realizadas no curso abrangem diferentes áreas abordadas nas disciplinas, como Engenharia química, Engenharia mecânica, Física, Matemática, Biologia e Geografia.

Nas atividades de extensão, os estudantes da UFPR já receberam alunos de escolas de ensino fundamental para apresentar o curso e levaram jogos didáticos que desenvolveram para repassar conhecimento a estudantes de ensino médio de escolas públicas do Paraná e de Santa Catarina.
Contato para esta matéria: Chirlei Kohls  Telefone: (41) 33605007  
Creative Commons License
Conteúdos licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.ufpr.br/comunicacao
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009-2019 UFSCar