2018-01-26 08:40:25.0

Complexo HC e Secretaria de Saúde de Curitiba lançam projeto pioneiro no Brasil para acompanhamento após a alta do paciente

Serviço de Gestão de Alta interliga o Hospital com a rede básica de saúde

O lançamento oficial do Programa de Gestão de Alta, que formaliza a parceria entre o Complexo HC (CHC) da UFPR e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba, acontecerá nesta segunda-feira, 29, às 10 horas, no Auditório do Setor de Ciências da Saúde da UFPR com as presenças do Ministro da Saúde, Ricardo Barros; do Prefeito de Curitiba, Rafael Greca; do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber de Melo Morais; do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; da Secretária Municipal de Saúde, Márcia Huçulak; da superintende do CHC, Claudete Reggiani; e demais autoridades do município e da Universidade.


Projeto
Na ocasião, acontecerá o evento "Gestão de Alta - estratégia para a continuidade do cuidado" em que o grupo de gestão de alta do Complexo HC irá explicar o projeto para profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde da Capital paranaense.

O objetivo principal do projeto é uma maior interação entre as unidade básicas de saúde e o Complexo HC, que atende casos de médio e alto risco. Com um Sistema Único de Saúde (SUS) articulado como o município, o Hospital já recebe da rede básica seus pacientes, o que é chamado de referência. 

O trabalho inédito no Brasil, agora, será a devolução do paciente - que carece de acompanhamento - à unidade de saúde de sua localidade. Com isso, o tratamento é continuado perto de sua casa evitando complicações após a alta e reinternações desnecessárias.

Os serviços de saúde acabam por serem beneficiados no sentido de poderem se dedicar aos pacientes que mais precisam dele, mas a maior vantagem é do próprio paciente que vai perceber que terá a comodidade de não ter que se locomover muito longe do seu domicílio, além de estar amparado ainda depois da alta.

O projeto pioneiro no Brasil buscou experiências do Canada, Portugal e Espanha e seus benefícios já foram demonstrados em pesquisas realizadas no CHC.  Desde sua implementação piloto em agosto de 2017 já foram encaminhados (contrarreferenciados) 478 pacientes com apenas 8 reinternações.

O projeto é indicado para os portadores de doença crônica de difícil manejo; àqueles que precisam de continuidade de tratamento no domicilio ou de cuidados paliativos; e, ainda, os  que tenham necessidade de cuidados especiais, fazem uso de dispositivos e/ou necessitam de reabilitação.


Serviço: Evento - Gestão de Alta: estratégia para a continuidade do cuidado
Dia: 29/01/18 - 10 h - no Auditório do Setor de Ciências da Saúde da UFPR
Rua Padre Camargo, 280 (rua dos fundos do HC)
* Com a presença de autoridades do Complexo HC, UFPR, do Ministro da Saúde e do preito de Curitiba.
** Entrevistas somente no evento!!!

anexos:

Convite oficial

Contato para esta matéria: CHC - Unicom  Telefone: (41) 33601864  
Creative Commons License
Conteúdos licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.ufpr.br/comunicacao
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009-2019 UFSCar