2017-04-25 13:58:11.0

Campus Palotina abrigará Simpósio Paranaense de Hidrogênio

Evento reunirá especialistas nacionais

O campus da UFPR - Setor Palotina  vai promover um importante evento de amanhá até o dia 28 (sexta-feira), no Centro Luterano de Eventos: o I SIMPHI – Simpósio Paranaense de Hidrogênio”.
Presidido pelo professor-doutor Helton José Alves, com o apoio da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, o encontro reunirá renomados cientistas de algumas das mais importantes instituições de pesquisa e de ensino superior  e ainda empresas do ramo (Analítica, Brasil H2 e Hytron).
Do campo acadêmico, estará presente o professor-doutor Ennio Peres da Silva, do Centro Nacional de Referência em Energia do Hidrogênio da Unicamp - um dos pioneiros no uso do hidrogênio no Brasil.
Outra autoridade importante será o professor-doutor Fábio Henrique Barros de Lima, do Departamento de Físico-Química / Grupo de Eletroquímica do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) - referência nacional em células de combustível. A Universidade Federal do Rio de Janeiro também participará do evento debatendo sua experiência na viabilização do ônibus de hidrogênio.
Referência
O Paraná também é pioneiro na área. O professor-doutor Helton José Alves tem participação direta no desenvolvimento de projetos que utilizam o hidrogênio como combustível, em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu. “O tema é importante porque o hidrogênio é o combustível do futuro. Ele tem algo poder calorífico e gera água como resíduo”, disse Helton, que pretende criar a Rede Paranaense de Psquisa em Hidrogênio – um projeto viável no Paraná, que também tem algo potencial de produção de biomassa.
No simpósio, também serão apresentados trabalhos científicos que abordam principalmente as tecnologias de produção e os usos do hidrogênio como combustível e insumo para diversos tipos de indústrias. O simpósio reunirá ainda estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e empresas que atuam e/ou se interessam pelo tema, buscando integrar projetos, ideias e ações. No dia 28, os participantes que se inscreveram na visita técnica terão a oportunidade de conhecer a planta de produção de hidrogênio do projeto “Hidrogênio Itaipu/Eletrobras” na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. Mais informações: www.simphi.com.br.




Contato para esta matéria: ACS - Aurélio Munhoz  Telefone: (41) 33605007  
Creative Commons License
Conteúdos licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.ufpr.br/comunicacao
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009-2019 UFSCar