2017-04-13 16:24:38.0
Projeto da UFPR levará Filosofia a alunos de escolas públicas de Curitiba de forma lúdica
Grupo pretende usar metodologia especial para trabalhar com os alunos
Projeto de extensão desenvolvido por professores e estudantes da graduação e da pós-graduação em Educação, Filosofia e Design da UFPR - com a participação de dois bolsistas voluntários da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - vai levar conceitos e autores clássicos da Filosofia a crianças e jovens da rede pública de ensino de Curitiba de forma lúdica e educativa.
Inovador no Paraná, o projeto “Filosofia no Ensino Fundamental” objetiva utilizar material didático - concebido especialmente para a atividade - para incentivar a iniciação de crianças e de jovens em questionamentos como: “O que é ética?”, “Como podemos conhecer o mundo?” ;“Qual a medida para nossas ações?” ou “O que faz o belo ser belo?”.
Em 2017, a partir de agosto, a meta é iniciar o projeto em pelo menos três escolas de tempo integral de 1ª a 5ª séries. Em 2018, o objetivo é ampliar o número de escolas e atingir os estudantes da 5ª a 9ª séries. A partir de junho de 2017, o projeto também oferecerá formação para a professores que trabalham com estas séries, utilizando o material didático (baseado em histórias infantis, jogos virtuais, quebra-cabeças, jogos cênicos, desafios intelectuais e outros recursos) e a metodologia que estão sendo elaborados pela equipe.
Participação dos professores
A coordenadora do projeto, professora-doutora Karen Franklin, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR, explica que o grupo pretende desenvolver as atividades no contraturno, com a participação de professores e de bolsistas. “Vamos adaptar as temáticas trabalhadas por filosófos, como o conceito de “virtude” em Aristóteles, por exemplo, para histórias infantis. Vamos fazer a transposição linguística destes conceitos para uma linguagem infantil do dia-a-dia das crianças”.
O grupo também quer desenvolver um portal de internet para, entre outras ações, possibilitar a troca de experiências e o diálogo com professores. “A nossa ideia é que os professores se animem em produzir material também, que sejam co-produtores de material didático para seus alunos porque, a cada geração, as pessoas mudam e os materiais têm que se adaptar a elas”, diz Karen.
Contato para esta matéria:
ACS - Aurélio Munhoz Telefone: (41) 33605007
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