2016-07-13 10:00:21.0

Julho Verde – Vamos nos prevenir contra o câncer de cabeça e pescoço

O dia 27 é reconhecido como data alusiva ao combate

O câncer de cabeça e pescoço afeta diversas áreas e funções do corpo humano: cavidade oral e nasal, glândulas salivares e laringe, entre outros; respiração, fala, deglutição, paladar, olfato etc. 

“Entre os sintomas preocupantes estão nódulo persistente no pescoço, principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 21 dias, é endurecido e cresce progressivamente, lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias e rouquidão por mais de três semanas”, afirma Fernando Walder, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Segundo Gyl Ramos, médico oncologista e cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital de Clínicas da UFPR, o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano – doença sexualmente transmissível) também contribui para o surgimento do câncer. “Homens e mulheres estão sujeitos a contrair o vírus. A conscientização sobre o mal é muito importante e caso apareçam os sintomas, a pessoas deve procurar um médico”, declara. 

No Hospital de Clínicas da UFPR, serão distribuídos cartazes por determinadas unidades. O foco será nos acompanhantes dos pacientes com câncer que receberão um questionário e orientações sobre a doença e como se prevenir. Para o médico Gyl Ramos, é uma iniciativa importante. “É essencial que a população tenha esse conhecimento. Caso algumas pessoas saibam do protocolo e de como agir diante de algumas situações relacionadas à doença, já será um grande passo”, reforça.

Perfil do paciente

Gyl Ramos diz que aumentou a incidência da doença em pessoas com menos idade (homens de 40 a 69 são os mais afetados). “Cada vez mais, os jovens estão bebendo e fumando. Esses fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença em pessoas que não se encaixam nessa faixa”, afirma.

Números

- De acordo com o projeto GLOBOCAN - que realiza estudos sobre a incidência dos diversos tipos de câncer, mortalidade e prevalência no mundo - são diagnosticados mais de 600 mil novos casos ao redor do globo. 
- A publicação “Estimativa 2014: Incidência de Câncer no Brasil”, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), previu que, para o ano de 2015, 576 mil novos casos seriam descobertos na população brasileira. 
- Esse levantamento do INCA apontou que o câncer de boca, laringe e demais locais é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata, com mais de 18 mil casos diagnosticados, anualmente, no Brasil. Nas mulheres, predomina o câncer da tireoide, o quinto mais comum entre elas.

Com informações de Marisa Szwif, assessora de Comunicação da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Serviço
Júlho Verde - o mês todo é de alerta.
27/07 - Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço
Para marcação de entrevistas com o médico, entrar em contato com esta Unidade de Comunicação (41)3360.7955 - unicom@hc.ufpr.br.

anexos:

Banner Julho Verde 620x150px (jpg)
Banner Julho Verde 930x320px (jpg)
Facebook Julho Verde 1000x1000px (jpg)
Cartaz Julho Verde (pdf)
Contato para esta matéria: CHC - Unicom  Telefone: (41) 33601864  
Creative Commons License
Conteúdos licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.ufpr.br/comunicacao
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009-2019 UFSCar