2016-05-17 19:55:35.0
Livro sobre imigrantes e refugiados no Brasil será lançado na UFPR
Imigração no Brasil
No dia 20 de maio, às 19h, será lançado o livro Refúgio e Hospitalidade, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR. O livro é organizado pelo Professor José Antonio Peres Gediel e pelo Oficial de Proteção do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Gabriel Gualano de Godoy, ex-aluno da Faculdade de Direito da UFPR.
A obra não poderia ter tema mais pertinente nem o momento poderia ser mais oportuno. Um aumento significativo de refugiados e migrantes no Brasil, nos últimos quatro anos, tem se refletido sobre a sociedade paranaense, sobre Curitiba e Região Metropolitana, que atualmente conta com mais de 4.000 haitianos, com visto humanitário em virtude do terremoto no Haiti de 2010, e mais de 500 sírios com status de refugiados dos conflitos internos, além de cidadãos nigerianos, guienenses e congoleses, que buscam refúgio no Brasil, em virtude de situações de risco e conflito iminente em regiões daqueles países.
Tal realidade inspirou um amplo plano de ação da UFPR, que resulta agora também na edição da obra. O Programa Política Migratória e Universidade Brasileira foi criado há 3 anos e engloba vários projetos de extensão:
São parte integrante do Programa de Extensão os projetos abaixo listados, que não excluem outros que venham a aderir:
1) Projeto de Extensão Migrações, Refúgio e Hospitalidade, coordenado pelo Prof. José Antonio Peres Gediel, que oferece atendimento diário a migrantes, nas mais diversas áreas.
2) Núcleo de integração “Português Brasileiro para Migração Humanitária” (PBMIH), promovido pelo Curso de letras da UFPR, que engloba o Departamento de Letras estrangeiras Modernas (DELEM), Departamento de Linguística, letras clássicas e vernáculas (DLLCV), e o Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da UFPR em parceria com o núcleo Tandem Celin, sob a coordenação do professor João Arthur Pugsley Grahl, Bruna Ruano, com as aulas de português ofertadas a haitianos, sírios e alguns africanos.
3) Aulas de informática para os alunos haitianos do curso de português. As aulas acontecem no Laboratório de Informática do Departamento de Letras aos sábados das 13:30 as 15h. O curso atende 50 alunos em 2 níveis diferentes sob a coordenação do professor do departamento de informática, Luis Allan e seus alunos do grupo PET.
4) projeto de extensão do curso de psicologia, coordenado pela professora Elaine, com atendimento diário.
Em decorrência das atividades do Programa e do apoio da Cátedra Sergio Vieira de Mello (ACNUR/UFPR) e da Reitoria da UFPR, duas resoluções CEPE/UFPR foram expedidas, relativizando 1) as exigências para a revalidação de diploma desses migrantes, obtidos em seus países de origem, e 2) as exigências para realizar a continuidade de estudos universitários na UFPR por parte daqueles que haviam iniciado a faculdade em suas universidades e que não puderam concluir em virtude dos trágicos acontecimentos citados.
Todas essas atividades encontram sua justificativa, por um lado, na expressiva demanda e na ausência de formulação e efetivação de políticas públicas adequadas ao tratamento das questões de refúgio e migrações contemporâneas, na sociedade e pelo Estado brasileiro. Por outro lado, no compromisso que a universidade pública brasileira deve ter com a superação de desigualdades, discriminações, preconceitos e dificuldades de acesso a justiça para a concretização dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal e dos direitos humanos estabelecidos em Declarações e Convenções de que o Brasil é signatário. Além disso, o Programa se justifica, em concreto, pela sua atuação em conjunto com a sociedade, na questão das migrações e do refúgio, em seu perfil atual e seu impacto sobre a sociedade brasileira, já que a condição de refugiado e migrante coloca essas pessoas e grupos em posição de desvantagem e extrema vulnerabilidade social e jurídica.
A presença da Universidade nesse cenário com expertises e acúmulo de conhecimentos orientados pelo compromisso com a efetivação dos direitos fundamentais e humanos, exige ações que diminuam tal vulnerabilidade e contribuam a efetiva integração na cidadania brasileira. Sendo uma ação extensionista, os participantes também aprendem muito com a comunidade que atendem e isso volta à universidade através de um novo conhecimento, agora marcado pela experiência, pela realidade.
A presente obra é fruto desse compartilhamento de ações e conhecimentos, também desenvolvido em iniciativas de pesquisa científica que também fazem parte do programa.
Serviço
Lançamento do Livro Refúgio e Hospitalidade
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR, Prédio Histórico da UFPR, Praça Santos Andrade
Data: 20 de maio
Horário: 19h00
Contato para esta matéria:
ACS - Rodrigo Choinski Telefone: (41) 33605158
« voltar