2016-04-27 00:51:39.0
Téssera comemora 35 anos com exposição no Musa
Dança
Neste ano, como parte das comemorações dos 35 anos da Téssera Companhia de Dança da UFPR, a companhia estará no Museu de Arte da UFPR (Musa) com a exposição intermedi(AÇÕES), contando sobre um percurso de produção de Arte e conhecimento por meio da Dança Moderna.
A mostra, composta de fotografias, peças de figurinos e objetos utilizados em cena, poderá ser visitada no período de 2 de maio a 30 de junho, no Musa. Intermedi(AÇÕES) traz um resgate do conceito de intermedialidade e recorta o processo de criação e produção da coreografia. Além de conhecer um pouco sobre a Téssera, o público também pode se inscrever para assistir uma aula/ensaio da companhia. Esta atividade será realizada em algumas terças-feiras nos meses de maio e junho, no horário das 18h15 às 21 horas. O formulário de inscrição estará disponível aos interessados no balcão de entrada do Musa.
Lembrando ainda que o museu, localizado na Rua XV de Novembro, 675 – 1º andar, permanece aberto de segunda e sexta-feira, no horário das 9 às 18 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas. Entrada franca.
Intermedi(AÇÕES)
Esta exposição pretende mapear a trajetória da Téssera Companhia de Dança da Universidade Federal do Paraná que em 2016 completa 35 anos de atividades ininterruptas ligadas à produção de conhecimento e arte por meio da dança moderna. Nesse período foi-se delineando uma produção coreográfica diversificada, mas que deixou registrada em cada obra apresentada a tentativa de uma referência artística constante, uma interpretação própria de pensar e fazer dança moderna no interior de uma instituição de Ensino Superior pública.
A exposição da Téssera Companhia de Dança da UFPR em diálogo com as Intermedialidades na(da) Cena justifica-se a partir do entendimento do papel exercido pela referida companhia como patrimônio institucional e cultural e também pelo desenvolvimento e difusão da expressão artística 'dança moderna', não só em Curitiba, mas também no estado e no país.
A intermedialidade, conceito que permeia a proposta da exposição, surge como uma área em que convergem o universo artístico e comunicacional contemporâneo. As práticas comunicacionais na(da) cena envolvidas na criação da obra/espetáculo de dança são desenvolvidas simultaneamente e em íntima relação estética e semiótica, utilizando-se para isso de diferentes media. Nesse sentido, a prática artística intermidiática constitui-se como um experimento cênico e performático; uma exposição viva e dinâmica onde o corpo em movimento dançante tem presença e fluxo constante em meio às instalações estáticas.
A Téssera Companhia de Dança da UFPR expõe, de forma recortada, o processo da criação e da produção das obras coreográficas. Para isso utiliza-se de diversos dispositivos que deverão evidenciar o corpo, a dança e a indumentária/traje na(da) cena, tais como: a fotografia/registro memorial/artístico; o adereço cênico envolvido com o corpo; a peça de figurino; o som/ruído/trilha sonora; o encarte verbal/material gráfico; o audiovisual e o corpo em performance.
O conjunto relacional na(da) cena é entendido como uma prática expositiva intermedial.
Mapear, recortar e extrair a essência de um repertório artístico de trinta e cinco anos significa expor, em nove microambientes (ceno)coreográficos e recriados nas salas do MusA uma coletânea de impressões icônicas e cinéticas que deverão acompanhar os olhares e as ações performáticas desta exposição.
Curadores da exposição: Rafael PACHECO, Cristiane WOSNIAK, Rosemeire ODAHARA GRAÇA e Valéria TESSARI
Serviço
Exposição Intermedi(AÇÕES) - Em comemoração aos 35 anos da Téssera Companhia de Dança da UFPR
Local: Museu de Arte da UFPR (Musa) - Prédio Histórico da UFPR (Rua XV de Novembro, 675 – 1º andar)
Data: 2 de maio a 30 de junho
Funcionamento: Aberto de segunda e sexta-feira, no horário das 9 às 18 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas
Entrada franca
Redes Sociais
Facebook da Téssera Companhia de Dança
https://www.facebook.com/tesseraufpr
Sugestão de entrevistas
Rafael Pacheco (curador da exposição)
Cristiane Wosniak (curadora da exposição)
Rosemeire Odahara Graça (curadora da exposição)
Valéria Tessari (curadora da exposição)
Contato: 3360-5008 – via Assessoria de Comunicação Social da UFPR
Contato para esta matéria:
ACS - Rodrigo Choinski Telefone: (41) 33605158
« voltar