2016-01-26 15:43:01.0

Curitiba produz cartilha “A cidade e seus bichos”

Base do impresso é material fornecido por professores da UFPR

Três professores do curso de Medicina Veterinária da UFPR forneceram a base do material utilizado pela Prefeitura de Curitiba para a impressão da cartilha “A cidade e seus bichos”.
Com 20 páginas, a publicação é voltada basicamente a alunos do ensino fundamental e está sendo distribuída em locais de grande concentração de pessoas, como as estações-tubo de linhas de ônibus da capital. 
Esta é a segunda cartilha produzida com base no material fornecido pelos professores Carla Forte Maiolino Molento, Alexander Welker Biondo e Walfrido Kühl Svoboda, com ilustrações de Fernando Gonsales.
A primeira desenvolveu o tema das zoonoses, bem estar animal e guarda responsável e foi impressa pelas Prefeituras de Pinhais, Piraquara e Araucária. “Fornecemos o material gratuitamente. Não cobramos direitos autorais para auxiliar na convivência saudável das pessoas com os animais nas cidades”, explica Carla. 
Os veterinários também desenvolvem trabalhos de educação e conscientização relacionada aos animais voltados a outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Ex-coordenador da Rede de Proteção Animal de Curitiba, Biondo, por exemplo, já se reuniu com vários prefeitos da região para orientá-los sobre a implantação de políticas de proteção animal.
Educação ambiental
O envolvimento da UFPR na proteção dos animais e na educação ambiental é antigo - e permanente. Além de possuir um hospital veterinário, que atende basicamente ao curso de Medicina Veterinária e também presta serviços médicos veterinários nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, teriogenologia e de diagnósticos laboratoriais - a universidade possui o chamado “Castramóvel” - Unidade Móvel de Esterilização e Educação. 
A preocupação com o tema não é gratuita. Carla Molento estima que existam cerca de 430 mil cães apenas em Curitiba, mas muitos deles são semi-domiciliados - têm moradia, mas não estão sob guarda responsável e se movimentam livremente pela cidade, sem controle. Já o número de animais abandonados é variável. “Depende de cada região. Mas é uma questão que preocupa”, diz Carla. 

Contato para esta matéria: ACS - Aurélio Munhoz  Telefone: (41) 33605007  
Creative Commons License
Conteúdos licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.ufpr.br/comunicacao
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009-2019 UFSCar