2015-12-07 13:11:58.0
XV Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná será realizado entre 10 e 11 de dezembro
A UFPR destina dez vagas suplementares para indígenas de todo o território brasileiro
Estudantes indígenas de etnias do Paraná e do Brasil estarão, entre os dias 10 e 11 de dezembro próximo, concorrendo a vagas em diferentes cursos de graduação nas universidades estaduais e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do XV Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. Neste ano, o processo seletivo ocorrerá na Universidade Estadual de Londrina (UEL), que, conforme sistema de rodízio entre as 8 universidades participantes desta política, será a universidade-sede do vestibular.
As universidades estaduais destinam seis vagas para indígenas do Paraná e a UFPR, dez vagas para indígenas de todo território brasileiro. Todas as vagas são suplementares, ou seja, não são retiradas daquelas regulares oferecidas nos cursos.
No dia 10, os candidatos passarão por prova oral de Língua Portuguesa e no dia 11 realizarão a prova de redação e prova objetiva, composta por 40 questões, de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.
Duas assessoras que integram a equipe técnica do Núcleo Universitário de Educação Indígena (Nuei) na qualidade de membros representantes da UFPR na Comissão Universidade para os Índios (CUIA) estarão presentes nesse vestibular. O Nuei integra a Coordenação de Estudos e Pesquisas Inovadoras na Graduação, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e tem por objetivo desenvolver ações relacionadas ao ingresso e acompanhamento dos estudantes indígenas na UFPR.
Desde que foi implantada a Resolução 37/04 do COUN que estabelece e aprova o Plano de Metas de Inclusão Racial e Social na UFPR, a Universidade já formou 17 estudantes indígenas e outros 34 estão matriculados em diferentes cursos de graduação, todos ingressos por meio do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná.
Contato para esta matéria:
ACS - Jéssica Maes Telefone: (41) 000000000
« voltar