2015-09-15 18:42:00.0

HC/UFPR chama 418 novos servidores até novembro e anuncia abertura de leitos e UTI

Quantidade de funcionários que será convocada supera em mais de 160% a expectativa inicial para este ano

Abertura de leitos e de nova UTI, retomada de serviços, aumento do número de atendimentos, melhores condições de trabalho e economia anual de cerca de R$ 1 milhão. Estes são alguns dos impactos que serão oportunizados com a chegada de 418 novos servidores ao Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, já chamados a partir da próxima semana.  

As novas contratações superam a expectativa inicial divulgada pela Universidade, que previa a absorção de 80 servidores por mês a partir de outubro. Somente nesta primeira etapa, já serão recebidos 198 médicos, 118 profissionais de enfermagem e dois técnico-administrativos, que começarão a atuar no próximo mês. Em novembro, o Complexo ganha o reforço de mais 100 médicos. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (15), em entrevista coletiva concedida pelo reitor Zaki Akel Sobrinho e o superintendente do Complexo, Flavio Tomasich. Os novos trabalhadores são concursados e serão contratados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

Flávio Tomasich explica que a área prioritária de atendimento destes 418 novos funcionários será Urgência e Emergência. "Este contingente permitirá a abertura de 78 leitos na área de Urgência e Emergência, e dará início a um cenário que não víamos há mais de 20 anos", acredita. 

Atendimento e pesquisa
Também foi anunciada a implantação do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde que possibilitará a agilização do atendimento, otimizando a utilização do leito hospitalar, aumentando quantidade de internações.  O número de salas cirúrgicas, que atualmente são nove, será ampliado para mais duas. Haverá a reestruturação da Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados, do Serviço de Anestesiologia e dos serviços médicos da Maternidade Victor Ferreira do Amaral.

Além da reabertura de leitos, o reitor Zaki Akel ressaltou que, com os novos funcionários, o Complexo irá realizar uma economia de, aproximadamente, R$ 1 milhão ao mês, pois não serão mais necessários os contratos com cooperativas para cobertura de postos de trabalho de anestesiologia e na Maternidade Victor Ferreira do Amaral. Também haverá impacto no atendimento prestado à população e na ampliação do ensino e da pesquisa. “Vamos melhorar ainda mais a qualidade do atendimento que prestamos 100% SUS. Além disso, a atenção ao ensino e à pesquisa já está se qualificando, pois há pouco fizemos a assinatura dos primeiros contratos de pesquisa entre a Universidade, a Funpar, o Complexo e a Ebserh, que pretende utilizar a iniciativa como modelo para o país", explica o reitor. 

Os demais funcionários concursados deverão chegar ao Complexo HC a partir de fevereiro de 2016, com perspectiva de chamamento entre 40 e 80 servidores por mês. Zaki Akel lembra que as 1775 vagas estão garantidas pela aprovação do Ministério do Planejamento. Entretanto, a quantidade e a celeridade na convocação dos aprovados dependerá da disponibilização orçamentária do Governo Federal. "Mas podemos ter a certeza que estamos em uma situação bastante privilegiada no país. Termos a possibilidade de contar, ainda neste ano, com cerca de 25% dos profissionais que precisamos, sem precisar desligar nenhum servidor da Funpar e ainda garantir recursos para pesquisas e equipamentos é um cenário que mostra a seriedade e a dimensão da UFPR para a Ebserh", avalia o reitor.
Contato para esta matéria: ACS - Jaqueline Carrara  Telefone: (41) 33605008  
Creative Commons License
Conteúdos licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.ufpr.br/comunicacao
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009-2019 UFSCar