2015-08-18 14:04:33.0
Professor Paulo Soethe, da UFPR, recebe renomado prêmio internacional para pesquisadores da língua alemã
Soethe é o primeiro latino-americano a ser designado detentor do Prêmio Internacional Jacob e Wilhelm Grimm do DAAD.
O renomado Prêmio Jacob e Wilhelm Grimm do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) foi concedido neste ano ao professor Paulo Astor Soethe, do Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas da UFPR. É a primeira vez que um latino-americano recebe esta premiação.
Paulo Soethe é proeminente pesquisador da obra de Thomas e Heinrich Mann e de sua história de família brasileira (a mãe dos escritores veio do Brasil). Ele explora referências latino-americanas na literatura e língua alemãs.
"Receber o prêmio é mesmo uma satisfação muito grande porque, como primeiro latino-americano agraciado, posso partilhá-la de imediato com os inúmeros colegas, amigas e amigos de nosso continente. De certo modo, é a Germanística praticada em nossas diversas Universidades e de diversas formas que recebe o reconhecimento científico e cultural por essa concessão generosa feita à minha pessoa", afirma o professor.
Desde 1992, Soethe é docente da UFPR, na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras. O professor graduou-se em Letras Alemão-Português na UFPR e concluiu mestrado e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) na Universidade de São Paulo (USP). Durante seu doutorado, realizou estágio de pesquisa de um ano na Universidade de Tübingen como bolsista Capes/DAAD. Também na Universidade de Tübingen, cumpriu pós-doutorado como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt.
O júri reconheceu, além de suas realizações acadêmicas, seu compromisso com políticas linguísticas. Ele defende, entre outras coisas, o suporte linguístico adequado para a internacionalização das universidades brasileiras e a ampla oferta de idiomas estrangeiros para estudantes de todos os cursos.
Soethe coordena o ARCHIV.BR, projeto de cooperação internacional que explora, documenta e pesquisa a participação de falantes e intelectuais de língua alemã na estruturação da sociedade brasileira a partir do século 19.
Atualmente, Paulo Soethe está fazendo pós-doutorado na Universidade de Potsdam. "Estou trabalhando com o romanista Ottmar Ette, com quem já coopero há vários anos. Este ano também dei aulas na Universidade de Passau, em parceria com a colega Susanne Hartwig. E estou em diálogo permanente com o Arquivo Literário Alemão, de Marbach, e a Universidade de Colônia, parceiras no projeto ARCHIV.BR, que no Brasil está sediado em nossa Instituição", conta Soethe.
O Prêmio
O DAAD designa o Prêmio Jacob- und Wilhelm-Grimm a cientistas internacionais que, além de suas realizações acadêmicas, se engajam de maneira especial na cooperação internacional nas áreas de germanística e alemão como língua estrangeira. A comissão do júri é formada pelo Conselho de Germanística do DAAD.
Os agraciados recebem uma quantia de 10 mil euros e estadia de um mês para pesquisas na Alemanha.
A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 25 de agosto, durante o Congresso da Associação Internacional de Germanística, em Xangai (China). São esperados para evento mais de mil germanistas de todo o mundo.
Contato para esta matéria:
ACS - Helen Mendes Telefone: (41) 33605007
« voltar