2015-06-22 10:08:31.0

UFPR comemora Dia Nacional da Araucária com distribuição de mudas da planta

Serão doadas cerca de 1500 mudas de pinheiro que poderão ser enxertadas

Em comemoração ao Dia Nacional da Araucária, celebrado no dia 24 de junho desde 2005, o Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) distribuirá cerca de 1500 mudas da planta. A distribuição será coordenada pelo professor Flávio Zanette, que há 30 anos realiza pesquisas nesta área. Um dos frutos do trabalho do professor, que hoje é bolsista sênior da Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal (PGAPV), foi o pinheiro de proveta, que veio ajudar a combater a extinção da espécie Araucaria augustifolia.

A doação de mudas de pinhão selecionado acontece nesta quarta-feira, dia 24, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, no Departamento de Fitotecnia da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540, Juvevê). Junto com elas, receberá o livreto “Enxertia de Araucária para Produção de Pinhão”, de autoria do professor Zanette, que ensina o passo a passo dos procedimentos necessários para que a muda produza pinhões (apenas as plantas fêmeas produzem), com qualidade e mais rapidez. O interessado deve trazer caixas ou embalagens para transportar as plantas.

Zanette, que no início do mês recebeu uma homenagem do governo italiano pelo trabalho desenvolvido na UFPR, defende as técnicas de enxertia como uma saída para estimular o plantio econômico da espécie, assim contribuindo para sua preservação. Entre as vantagens da araucária enxertada, está o início de produção de pinhões em período inferior a 10 anos; sem a enxertia, a produção só começa entre 12 e 15 anos.

Para mais informações, basta ligar no Laboratório de Micropropagação Vegetal da UFPR: 3350-5728.
Contato para esta matéria: ACS - Helen Mendes  Telefone: (41) 33605007  
Creative Commons License
Conteúdos licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.ufpr.br/comunicacao
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009-2019 UFSCar