2015-05-27 12:20:17.0
UFPR pesquisa metodologia para prever com até 12 horas de antecedência incêndios florestais
Estudo foi feito por alunos de Engenharia Civil e pode ser adotado na previsão de geadas, chuva, deslizamento de terra e abalos sísmicos
O desenvolvimento de uma metodologia que possibilita a identificação de incêndios florestais com antecedência de 6 a 12 horas renderam a dois alunos de Engenharia Civil da UFPR – Tarcysio Cesar Koerner e Rafael Chlad - a publicação de um artigo científico na Revista Environmental Earth Sciences (Springer), periódico este de classificação 1 (máxima no ranking internacional Scimago e no ranking nacional Qualis Capes).
O estudo adotou ferramentas de mineração (softwares computacionais) construídos com dados meteorológicos (temperatura, vento, umidade, pressão, entre outros) e de focos de incêndios florestais monitorados por satélites. A mesma metodologia, explica Fabio, que atualmente leciona na PUC/Paraná, permite que também sejam identificados, com antecedência, outros fenômenos meteorológicos como geada, chuva e deslizamento de terra, abalos sísmicos, por exemplo. A experiência foi realizada na Chapada das Mesas, no Maranhão, mas pode ser replicada em outros estados, entre eles o Paraná.
Fabio Souza explica que os incêndios florestais estão entre as principais causas da destruição dos ecossistemas das florestas, já que destroem as faunas e flora nativas. A utilização desta metodologia poderia ser utilizada como ferramenta adicional para a proteção da biodiversidade. Entre as pesquisas apresentadas ao docente estão os de relação entre poluição do ar e doenças respiratórias; diversidade e variabilidade dos biomas brasileiros; relação entre demanda e consumo de energia; e qualidade do ar.
A publicação - “A data-based model for predicting wildfires in Chapada das Mesas National Park the State Maranhão” - demonstra que a experiência pedagógica dos estudantes foi considerada como nível de excelência, destaca o professor Fabio Teodoro de Souza. Para que propôs a diversos grupos de alunos a elaboração de projetos na área ambiental. A íntegra do artigo científico, publicado no mês passado, pode ser visualizada no endereço eletrônico http://link.springer.com/article/10.1007/s12665-015-4421-8
Contato para esta matéria:
ACS - Celsina (Politécnico) Telefone: (41) 33605008
« voltar