2015-05-07 12:56:18.0

Alteração de local e horário: Julgamento sobre o dia 29 de abril ocorre nesta sexta-feira (8/5)

Faculdade de Direito da UFPR promove evento para discutir as implicações jurídicas da ação da Polícia Militar durante protestos dos professores em frente a Assembleia Legislativa do Paraná

Devido à grande procura, foram alterados o local e o horário da realização do julgamento simulado dos acontecimentos do último dia 29 de abril em Curitiba, organizado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR. O júri acontecerá nesta sexta-feira, dia 8, às 18h30, no Teatro da Reitoria da UFPR. Os organizadores pedem que os interessados em garantir um lugar no auditório cheguem com uma hora de antecedência. O evento será transmitido ao vivo pela UFPR TV em tempo real, nos canais 17 da Net, 187 da Vivo TV ou pelo site www.tv.ufpr.br.

A partir de seu espaço que é de reflexão sobre o direito – seu conteúdo, seus desafios, seus limites, suas insuficiências e suas possibilidades – mas que ao mesmo tempo que é de inserção social comprometida com a os desafios do nosso tempo, a Faculdade de Direito da UFPR promove, no dia 8 de maio de 2015, às 18h30, no Teatro da Reitoria da UFPR, um julgamento tendo em face dos acontecimentos do último dia 29 de abril, em Curitiba.

Passíveis de tantas leituras – jornalísticas, sociológicas, políticas, antropológicas, psicológicas – os eventos também estão carregados de possibilidades jurídicas. Cabe a uma Universidade comprometida com seu tempo e com suas chagas refletir sobre tudo isso e indicar eventuais e possíveis caminhos para a ação. 

O propósito deste evento, naturalmente, não é judicial – na acepção estrita do termo. Vai além disso. Como academia jurídica – que forma juízes, advogados, juristas – o propósito que se coloca é o de trazer à luz fatos, promover sua interpretação e dar-lhes enquadramentos jurídicos para futuros encaminhamentos possíveis, a serem eventualmente tomados pelos mais diversos atores do nosso cenário social, politico e jurídico. 

O julgamento terá uma fase em que os fatos serão relatados (por atores diretos dos eventos e também pelo Estado, que será notificado para tal); uma fase em que um colegiado de julgadores fará considerações, em vista dos fatos relatados; e uma fase de decisão, tomada pelo colegiado de julgadores, com a leitura de um documento com eventuais encaminhamentos. 

Antes das considerações do colegiado de julgadores, serão lidas manifestações de Fabio Konder Comparato (jurista, USP) e Flavia Piovesan (jurista, PUC-SP), elaboradas especialmente para a ocasião. 

O colegiado dos julgadores será composto por: 

Celso Antonio Bandeira de Mello (jurista, PUC-SP) 
Jorge Luiz Souto Maior (jurista e magistrado, USP) 
Kenarik Boujkian (desembargadora, TJSP, ex-presidente da associação dos Juízes para a democracia) 
Pedro Rodolfo Bodê de Moraes (sociólogo, UFPR) 
Leonardo Sakamoto (jornalista e cientista politico)

Serviço:
Júri simulado – Acontecimentos de 29 de abril em Curitiba
Data: 8 de maio
Hora: 18h30
Local: Teatro da Reitoria da UFPR (Rua XV de Novembro, 1299 – Centro)
Transmissão online: www.tv.ufpr.br
Para mais informações: https://www.facebook.com/events/666406586838248/

Contato para esta matéria: ACS - Helen Mendes  Telefone: (41) 33605007  
Creative Commons License
Conteúdos licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.ufpr.br/comunicacao
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009-2019 UFSCar