2015-03-23 20:37:03.0

Protocolo de intenções para criação de Corredor Cultural será assinado na próxima segunda-feira (30)

Projeto idealizado pela UFPR envolve articulação com outras instituições para revitalização cultural do centro de Curitiba

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Círculo de Estudos Bandeirantes (PUCPR), Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Fundação Cultural de Curitiba, Teatro Guaíra e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR) estão juntos para concretizar a ideia lançada pela UFPR de implantação de um Corredor Cultural no centro de Curitiba. Um Protocolo de Intenções será assinado pelas entidades na próxima segunda-feira (30), às 19h, no Círculo de Estudos Bandeirantes.

Com o documento, o objetivo é oficializar o envolvimento de instituições públicas e privadas no fortalecimento da diversidade cultural, da cidadania e da economia na cidade. A iniciativa de desenvolver ações articuladas começou na UFPR e aos poucos foi ganhando reforço de parceiros com o mesmo propósito de agregar seus ambientes em busca de maior socialização, educação e difusão da arte.

Na prática, o Corredor Cultural formará um perímetro - entre o prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, e a Reitoria - revitalizando estruturas existentes e mesmo instalando novos aparatos (teatro, cinema, museu, cafés). Assim,  atividades culturais poderão se integrar; obras terão chance de intercâmbio entre instituições; o espaço aberto à população e aos artistas paranaenses para exposições, ensaios, apresentações, oficinas, entre tantas possibilidades, será multiplicado; a cooperação com o turismo cultural de Curitiba contribuirá para maior desenvolvimento econômico e melhoria das condições sociais da região; além de novas oportunidades que surgirão para interação entre a Academia e as comunidades.

História
Na mesma noite de conquistas para o Corredor Cultural, será inaugurada a exposição "Rubens Meister – Ícone da Modernidade no Paraná". A ocasião não poderia ter melhor momento de realização, visto que o arquiteto e professor na UFPR foi o responsável pelo projeto do Teatro Guaíra, um dos símbolos culturais do Estado, além de arquiteturas clássicas do Movimento Moderno, como o Palácio 29 de Março, a sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o edifício Barão do Rio Branco, o prédio da Caixa Econômica Federal na Praça Carlos Gomes, o auditório da Reitoria e o Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná - inspirado no Illinois Institute Of Technology (IIT), projetado pelo arquiteto Ludwig Mies van der Rohe, em Chicago (EUA), entre os anos de 1939 e 1958.

Descendente de suíços, Rubens Meister nasceu em Botocatu (SP), em 1922. Criou-se em Curitiba e faleceu, em 2009, nesta cidade.

A exposição ficará aberta ao público de 30 de março até 22 de maio de 2015, nas dependências do Círculo de Estudos Bandeirantes, das 9h às 17h. A responsável pela mostra é a professora da UFPR, Maria Lambros Comninos.

SERVIÇO
Corredor Cultural - Assinatura de Protocolo de Intenções
Data: 30 de março
Horário: 19h
Local: Círculo de Estudos Bandeirantes (Rua XV de Novembro, 1050)

Exposição "Rubens Meister – Ícone da Modernidade no Paraná"
Data: de 30 de março a 22 de maio
Horário: das 9h às 17h
Local: Círculo de Estudos Bandeirantes (Rua XV de Novembro, 1050)
Entrada gratuita e aberta ao público
Contato para esta matéria: ACS - Jaqueline Carrara  Telefone: (41) 33605008  
Creative Commons License
Conteúdos licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.ufpr.br/comunicacao
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009-2019 UFSCar