O Projeto Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), levará um grupo de cerca de 100 haitianos para passeios com objetivo de maior contato com a cultura brasileira e paranaense. Na tarde deste sábado (15), os migrantes sairão da Reitoria da Universidade com destino ao Museu Oscar Niemeyer. O MON apoia a atividade, concedendo isenção na entrada dos alunos.
Já no dia 22, o grupo participará de evento na Praça de Bolso do Ciclista, com debate, mostra de vídeos e fotos, música (banda Recif) e venda de Soup Joumou. A iniciativa é uma "Celebração dos migrantes" e tem como finalidade promover uma visão positiva sobre a migração humanitária e a integração dos migrantes através do contato com aspectos da cultura haitiana.
Cerca de 200 migrantes são beneficiados pelo Programa de Extensão e Pesquisa Política Migratória e Universidade Brasileira. Além do PBMIH, o programa oferece aulas de português, história brasileira, informática, assessoria jurídica, acolhimento e atendimento psicológico.
Contato para esta matéria:
ACS - Jaqueline Carrara Telefone: (41) 33605008